Kim Fuchs
Marketing

7 Dicas Para Fazer Uma Campanha de Rematrícula de Sucesso

A campanha de rematrícula é uma das estratégias mais importantes para garantir o crescimento contínuo e sustentável de uma escola de idiomas.

Manter os alunos engajados e motivados a continuar seus estudos é essencial para o sucesso a longo prazo, tanto para a retenção de alunos quanto para a consolidação da escola no mercado.

A partir de agora, você vai descobrir as 7 dicas infalíveis para que você, gestor ou administrador de uma escola de inglês, consiga realizar uma campanha de rematrícula de sucesso e encante seus alunos.

Acompanhe e aplique essas estratégias para melhorar suas taxas de retenção e garantir o sucesso da sua escola. Vamos lá!

Por Que a Rematrícula é Essencial para o Sucesso da sua Escola?

A retenção de alunos é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer instituição de ensino, especialmente em uma escola de idiomas.

A cada novo ciclo de aprendizado, a relação entre a escola e o aluno se fortalece, proporcionando uma experiência mais rica e completa.

Além disso, o custo de retenção de um aluno é muito menor do que o de adquirir um novo.

Ou seja, trabalhar a rematrícula é uma estratégia que ajuda tanto financeiramente quanto na reputação da sua escola.

Manter alunos antigos é uma maneira de demonstrar que a escola oferece resultados consistentes e de qualidade. Também é importante entender como reduzir a taxa de evasão escolar de seus alunos.

Por isso, investir em uma campanha de rematrícula eficiente deve ser uma prioridade na sua escola de idiomas.

Confira, agora, sete dicas infalíveis para ter sucesso em suas campanhas de rematrícula. 

7 Dicas Infalíveis Para Garantir o Sucesso da Sua Campanha de Rematrícula

A partir de agora, você vai abrir a visão para dicas que podem mudar o rumo da sua escola, pois trabalhar em retenção, é pensar no futuro a na sustentabilidade financeira do seu negócio. Pegue seu café e descubra!

1. Entenda o Perfil dos Alunos e Suas Necessidades

Jovem aluno sentado em uma sala de aula sozinho e lendo um livro.

O primeiro passo para qualquer campanha de rematrícula bem-sucedida é conhecer o perfil do seu aluno.

Cada estudante tem necessidades específicas, sejam elas ligadas ao tempo disponível para estudo, metas acadêmicas ou até questões financeiras.

Ao entender o que cada aluno busca, você poderá personalizar as abordagens de comunicação e as ofertas, aumentando as chances de retenção desse aluno. 

2. Ofereça Incentivos Atrativos

Jovem de cabelo preto e comprido, sorrindo e olhando para a tela de seu celular.

Incentivos fazem toda a diferença. Oferecer descontos progressivos, benefícios como material didático gratuito ou até mesmo prêmios podem ser ótimos atrativos para incentivar os alunos a se rematricularem.

Lembre-se de que, além de facilitar o processo de decisão, esses incentivos demonstram que a escola valoriza e reconhece a permanência do aluno.

Na KNN, oferecemos um Clube de Vantagens exclusivo para nossos alunos, incluindo o Programa de Indicação KNN Club, onde tanto alunos quanto interessados podem obter recompensas pela quantidade de indicações que fizerem.

Por exemplo, afiliados é uma das vertentes com a qual trabalhamos, onde qualquer pessoa pode ser um parceiro da KNN Idiomas.

3. Comunique-se de Forma Clara e Persuasiva

Imagem de um celular (iPhone) mostrando alguns aplicativos de redes sociais, como: Facebook, Instagram, WhatsApp,X, Tiktok, entre outros.

Uma boa comunicação é a chave para qualquer campanha de sucesso. O segredo está em ser claro, direto e persuasivo.

Explique os benefícios da continuidade dos estudos, os diferenciais da sua escola de inglês e por que vale a pena o aluno continuar o aprendizado.

Use e-mails, mensagens de WhatsApp, directs e até ligações personalizadas para estreitar a relação com o aluno.

E lembre-se: você precisa ser persuasivo em sua comunicação, pois de nada adianta apenas comunicar de forma genérica, ou ainda, trazendo apenas os benefícios de forma abrangente.

Você precisa conhecer o público específico pelo qual você deseja atingir e encontrar seus medos, dores e como pode resolver seus problemas de forma efetiva

4. Use Testemunhos e Casos de Sucesso

4 alunos (duas mulheres e dois homens) conversando e sorrindo.

Depoimentos de alunos satisfeitos e histórias de sucesso são excelentes maneiras de inspirar confiança.

Mostre como outros alunos obtiveram resultados positivos ao continuar estudando na sua escola.

Isso pode ajudar a convencer aqueles que ainda estão em dúvida sobre a importância da rematrícula.

Na KNN Idiomas, por exemplo, divulgamos cases de sucesso toda semana, trazendo histórias reais de escolas que estão tendo sucesso em suas cidades.

5. Facilite o Processo de Rematrícula

Imagem aérea de 5 pessoas em uma sala de reunião e com folhas mostrando infográficos.

Simplifique ao máximo o processo de rematrícula. Ofereça várias opções de pagamento, flexibilize prazos e, se possível, crie uma plataforma online onde os alunos possam se rematricular sem burocracias.

Quanto mais fácil for o processo, menores são as chances de perder o aluno e aumenta a chance de retenção.

Por isso, foque sempre em facilitar a vida dele e trazer soluções reais para problemas reais.

6. Monitore e Ajuste a Campanha Conforme Necessário

Reunião de pais com a professora. Os pais sentados de frente para a professora.

Toda campanha de rematrícula precisa ser monitorada de perto. Analise os resultados em tempo real e faça ajustes conforme necessário.

Se algo não estiver funcionando, mude a abordagem. O importante é não desistir e estar sempre atento aos feedbacks dos alunos e responsáveis.

Testar e ajustar são suas coisas que você deve estar atento para otimizar ao máximo suas campanhas.

7. Envolva os Pais e Responsáveis no Processo

Se a sua escola atende a um público jovem, é essencial que você envolva os pais ou responsáveis no processo de rematrícula.

Os pais são grandes influenciadores na decisão de continuar ou não os estudos.

Envie materiais direcionados a eles, explicando os benefícios da continuidade e como o inglês pode impactar positivamente o futuro dos filhos e porque eles devem seguir nessa jornada. 

E para finalizar, deixo para vocês uma dica valiosa: descubra os 10 melhores livros sobre empreendedorismo para você, franqueado da KNN Idiomas.

Conclusão

Uma campanha de rematrícula bem estruturada é o que vai garantir o crescimento contínuo e sustentável da sua escola de idiomas.

Ao aplicar as sete dicas que apresentamos aqui, você terá mais chances de manter seus alunos engajados e motivados a continuar seus estudos, melhorando a retenção de alunos e consolidando o sucesso da sua escola.

Lembre-se: o foco deve estar sempre em entender as necessidades dos alunos, oferecer incentivos atrativos e facilitar ao máximo o processo de rematrícula.

E para isso, é preciso entender quais suas dores, problemas e necessidades a fundo para trabalhar as campanhas de rematrícula da forma mais efetiva possível.

Esses fatores, aliados a uma comunicação clara e eficiente, são a chave para o sucesso de qualquer escola de inglês.

A KNN Idiomas é uma referência de retenção de alunos no Brasil e conta com campanhas de sucesso específicas para remarketing de seus alunos.

Conheça nossas campanhas de marketing e descubra como reter e encantar seus alunos.

Foto do diretor comercial da KNN

Kim Fuchs

10 publicações

Sobre o autor

Kim Fuchs entrou na rede em 2018 como o primeiro consultor comercial da escola de Santa Maria, RS. Em 2020, tornou-se consultor de campo, e em 2024, assumiu a posição de diretor do comercial, onde continua a impulsionar a excelência e a inovação na KNN Brasil.

We Are KNN é o seu portal de notícias oficial da KNN Idiomas Brasil.

Aqui estão todos os lançamentos, novidades, dicas e informações da franquia de idiomas que mais cresce no país.

Gostaria de continuar lendo?

Separamos outras publicações incríveis para você ler também.