Neste conteúdo você vai ver
Já imaginou abrir uma escola KNN em um lugar onde você não conhece ninguém e uma cidade que nunca pisou antes?
Parece loucura, não é mesmo? Mas essa é a história do nosso herói do Case de Sucesso dessa semana, Renato Ferreira, da KNN Ponta Porã.
A partir de agora, você vai descobrir como ele fez para superar todos os obstáculos, desafios e dificuldades até chegar ao sucesso de hoje, com mais de 420 alunos em suas escolas KNN.
Já adianto, é impossível ler esse Case de Sucesso sem sair daqui inspirado e motivado a conquistar o mundo — ou a sua cidade, assim como o Renato fez.
Então já pegue seu café, fique confortável e acompanhe essa incrível história de sucesso.
Da CLT à KNN
Muitas vezes, apenas um ato de coragem pode mudar absolutamente tudo, uma vida inteira. Assim foi com o Renato que, após 14 anos trabalhando como CLT, decidiu mudar de vida.
Ele resolveu que iria, finalmente, realizar o seu sonho de empreender. Mas ele não sabia que seria no ramo da educação. Aliás, se tem algo que ele não imaginava era abrir uma escola para chamar de sua.
“Eu sempre sonhei em ter o meu próprio negócio. Mas eu sonhava com coisas que eu vivia, do meu mundo. Eu trabalhei muito tempo em farmácia, gosto muito de culinária também, então achei que pudesse ser nesses ramos, nunca imaginei que fosse no segmento de idiomas. Mas foi o que Deus quis e eu consegui abrir a minha escola KNN.”
Mas, se você acha que só por ter aberto uma KNN, ele não se envolve com culinária — uma de suas paixões —, está completamente enganado.
Renato conta sobre sua participação ativa nas aulas de Cooking Class, onde a diversão toma conta dos alunos, e ele já aproveita para matar a saudade da sua paixão por cozinhar.
“Vira e mexe a gente faz Cooking Class para alunos, colaboradores e eu sempre tô no meio do barbecue, rs.”
A grande verdade é que você não precisa ser um estar pronto para começar. Simples assim.
Não precisa ser um grande empreendedor, ter conhecimento sobre determinado idioma ou ser um expert em gestão de negócios para abrir a sua escola KNN.
A KNN pega na mão do franqueado desde o momento em que ele toma uma decisão de mudar de vida, investir no seu próprio futuro e o acompanha ao longo da sua jornada empreendedora em cada passo dado.
E o Renato é a prova de que, se você tem o sonho de empreender e mudar a sua vida e das pessoas que você ama, com foco, coragem e determinação é possível realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.
A Inspiração Veio do Paraná
Hoje, o Renato é um Case de Sucesso na Rede KNN, mas adivinha de onde veio a inspiração para abrir a sua própria escola? De outro Case de Sucesso, isso mesmo!
Ele seguiu o exemplo de amigos que já haviam realizado o sonho de abrir a KNN, para abrir a sua. Ou seja, foi de admirador de um case, para ser o próprio Case de Sucesso.
“O que me motivou a abrir a escola foi justamente o case de outras pessoas, lá do Paraná. Eu conhecia muito a Fran e o Rodrigão e eles falavam muito da KNN. A gente sentou um dia e eles me apresentaram bem a escola, e eu fui gostando. Então fui fazer o Tour em Balneário, e decidi abrir a minha própria escola também.”
O Suporte Que Faz a Diferença
Sabemos que não é possível abrir um negócio sozinho. Você precisa de apoio e segurança não só na hora de inaugurar, mas também para dar sequência a um plano de negócio sólido e eficaz.
E isso independe se você já é um empreendedor ou não. O suporte é um fator determinante para o sucesso de qualquer novo empreendimento.
Renato destaca a importância do Suporte KNN desde o início da sua jornada empreendedora. Confira:
“Desde o treinamento de novos franqueados, o acompanhamento da inauguração da escola, a convenção. Sempre que eu precisei da KNN, eles estavam lá pra me ajudar em tudo.”
Tudo isso culminou no grande sucesso que a KNN Ponta Porã faz no Mato Grosso do Sul, e o melhor; com baixo investimento.
Baixo Investimento e Grande Sucesso
Com um investimento inicial surpreendentemente baixo, Renato Ferreira transformou seu sonho em realidade ao abrir a sua KNN Ponta Porã, na divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Com uma visão estratégica e o suporte contínuo da KNN, Renato provou que empreender não precisa ser uma jornada solitária, cara e difícil.
Ao contrário do que muitos imaginam, ele não precisou de uma fortuna para começar. Com foco, determinação e o apoio do Suporte KNN, foi possível construir não apenas uma, mas duas escolas.
E hoje, Renato fala sobre o orgulho de ter mais de 420 alunos matriculados em suas escolas.
“Quando inauguramos, várias outras escolas também estavam inaugurando as suas escolas KNN. Mas a gente, com um investimento baixo, conseguiu sair como um Case de Sucesso da Rede, e isso nos orgulha muito.”
O segredo do sucesso de Renato está na combinação de paixão, dedicação e um plano de negócio sólido, tudo isso guiado pela expertise e suporte da franquia.
Ele demonstrou que não é necessário ser um expert em educação ou ter vasta experiência em gestão para alcançar resultados significativos.
A Inauguração de Milhões
Sem dúvidas um dos grandes momentos de uma escola KNN é a sua inauguração. É o momento que marca o início de uma história que irá transformar a vida de tantas outras pessoas.
Imagina começar a sua escola com mais de 80 matrículas?
Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo?
Mas foi assim que o Renato e a KNN Ponta Porã deram os primeiros passos, lá em 2021, na sua abertura. Foi um momento incrível, de muita alegria e emoção, logo em sua estreia.
Com o suporte desde o momento da decisão até a implementação e crescimento da escola, Renato encontrou o caminho para um empreendimento bem-sucedido.
A KNN não apenas proporcionou a estrutura necessária, mas também um modelo de negócio escalável e sustentável, permitindo que Renato expandisse seu legado.
Ele já abriu a segunda escola KNN na cidade de Três Lagoas - MS, e conta sobre os planos de abrir uma terceira escola KNN.
“Eu vim do interior do Paraná, e abri a escola em um lugar que eu não sabia nada, não conhecia ninguém (Ponta Porã), e depois tive a oportunidade de adquirir em Três Lagoas. Agora, uma terceira escola está por vir…”
Hoje, com mais de 420 alunos matriculados, as KNNs Ponta Porã e Três Lagoas não são apenas um centro de ensino de idiomas, mas um local onde o aprendizado transforma todo o conhecimento em oportunidades reais de vida para seus alunos e colaboradores.
Renato Ferreira é um exemplo inspirador de como o empreendedorismo pode florescer mesmo em contextos desafiadores, como o de uma cidade nova, a qual ele não conhecia uma pessoa sequer.
Sua história é um lembrete poderoso de que, com determinação e suporte adequado, qualquer pessoa pode alcançar o sucesso e realizar seus sonhos de impactar a vida das pessoas que se ama e a de uma cidade inteira.
Nem Tudo foram Flores
Apesar da inauguração da KNN Ponta Porã ter sido um grande sucesso — com mais de 80 matrículas —, nem tudo foram flores, afinal, os desafios não demoraram a aparecer...
Renato conta que apesar do ótimo início na inauguração, alguns problemas começaram a surgir e afetar a escola como um todo.
Mas como um visionário empreendedor, Renato conseguiu dar a volta por cima nesses momentos difíceis.
“Eu posso dizer que a inauguração foi um verdadeiro sucesso, mas após isso, surgiram alguns problemas, como: conseguir manter a equipe engajada. Então eu resolvi estar sempre presente na escola, dando todo o apoio necessário para não deixar a equipe cair. E a gente sabe que se a equipe comercial desanima, toda a escola sente.”
E Quando Falta Dinheiro?
Renato teve que enfrentar mais esse desafio de frente. Para ele, a escassez de recursos financeiros foi uma realidade constante nos primeiros meses após a inauguração.
Foi fácil? Não, mas ele conta que apenas o trabalho duro poderia resolver essa questão.
Assim, Renato botou literalmente a mão na massa, trabalhando o dobro para conseguir suprir as demandas financeiras e manter a escola funcionando de maneira eficiente.
"Ao abrir a KNN Ponta Porã, enfrentei muitos desafios financeiros. Não foi fácil no início. Tive que me dedicar ainda mais, tanto na gestão do dia a dia da escola, quanto na busca por novos alunos. Cada matrícula era uma vitória conquistada com muito esforço e dedicação.", compartilha Renato.
Mesmo diante das dificuldades financeiras iniciais, Renato não desanimou. Com apoio da equipe de Suporte da KNN e sua própria determinação, ele conseguiu superar as adversidades e transformar a escola em um verdadeiro sucesso na região. Fazendo das dificuldades, oportunidades de crescimento.
“Para resolver essa questão financeira, eu fiz da seguinte forma: como eu não tinha o dinheiro para resolver o problema de marketing, pra divulgar mais a nossa escola e conquistar novos alunos, eu compensei de outra forma, trabalhando.
“Eu trabalhava sábado, domingo e feriado. Estávamos lá, em posto, mercado, academia e os lugares que tinham potencial para conseguir cupons.”
A perseverança e o comprometimento foram fundamentais para que ele conseguisse não apenas manter a escola operando, mas também expandir sua visão para abrir novas oportunidades e parcerias na região.
Fontes de Inspiração
Perguntado quais seriam as suas grandes inspirações, Renato compartilha que ver outros cases de sucesso — assim como ele é hoje —, foram fundamentais para perceber que era possível chegar no mesmo patamar deles, mas que para isso, deveria focar no trabalho duro.
“Eu tenho algumas grandes inspirações KNN que me motivaram para chegar até aqui. A Fran e o Rodrigão foram pessoas que me inspiraram muito, porque eles chegaram a ter 11 escolas. Diversos diretores e coordenadores da KNN também foram inspirações, por que eles mostraram o outro lado da coisa, sobre gestão de pessoas, plano de negócio e empreendedorismo, questão de comercial e tudo mais. A gente foi se apegando nisso e evoluindo cada vez mais.”
Ele comenta sobre a importância de andar com pessoas que têm o mesmo objetivo e olham para a mesma direção.
“Eu procuro andar e estar cercado de pessoas que estão melhores do que eu e não reclamam, pra isso não passar pra mim. Então eu procuro andar com pessoas pra cima.”
E para chegar no mesmo patamar de sucesso que suas fontes de inspiração, Renato acredita que tem algo que é fundamental para o crescimento de uma escola KNN, aquilo que ele considera ser o coração da escola. Veja a seguir!
O Comercial é A Chave para O Sucesso
Sabemos que a engrenagem que faz uma escola funcionar é o comercial, e o Renato tem isso muito claro na KNN Ponta Porã.
Por já ter trabalhado como vendedor, ele conhece o íntimo do coração de sua escola e conta como trabalha com o seu time comercial:
“Como eu sou da área comercial, sei que o que motiva são as vendas. Sei também da importância de estar junto com eles, planejando, orientando e acompanhando.”
Outro fator que o Renato frisou como importante na hora de cuidar do coração (comercial) da sua escola é fazer o básico, ou seja, o arroz com feijão bem feito, como nosso CEO, Reginaldo Boeira costuma dizer.
“Não tem segredo, é o básico. Fazer externo, com no mínimo 30 cupons por dia por CDA. Cuidar dos leads, espontâneos e visitas, e nos meses do ano em que não se matricula tanto, é trabalhar o fechamento através de mais visitas na escola.”
Renato destaca a importância da Liga para a escola e como ela é importante para incentivar o time a matricular cada vez mais.
“A Liga eu sinto que motiva, porque é onde todo mundo matricula, pai, mãe de amigo, outros idiomas e todo mundo que ele consegue. Dá mais ânimo para eles, que concorrem uma viagem e é bom para a escola também.”
E o que fazer para manter a escola em constante crescimento?
4 Meses Crescendo
Sabemos que um dos fatores que levam a escola a outro patamar é crescer, e para isso, manter uma constância é crucial.
Renato fala o que fez para estar no quarto mês seguido de crescimento na KNN Ponta Porã:
“A fez um acompanhamento de perto e analisou algumas coisas, e hoje a gente já trabalha com metas. Então, a gente já está no quarto mês seguido que a escola cresce. A gente analisa no mês, quantas matrículas tem, e quantas possíveis evasões. Então a gente confere quantas matrículas e rematrículas precisamos em cada turma para a gente não retroceder e continuar crescendo.”
Liga KNN: Conexões que Transformam
Um dos orgulhos que o Renato tem é ter vencido a Liga e ter proporcionado uma viagem incrível para o seu time no ano passado, e se você pensa que ele descansou, está muito enganado.
Veja o que ele fala sobre a Liga deste ano:
“A gente já é motivado por poder ganhar uma viagem da KNN, mas o que a gente viveu no ano passado em Bariloche motivou a gente muito mais. Me desculpem as outras escolas, mas a gente tem esse ponto a mais de motivação, porque a gente já foi, já viveu aquilo e a gente não quer ficar de fora, quer ir de novo. Então, a gente vai fazer de tudo para ir para o Chile, e não aceita segundo lugar não. Se ficar em segundo lugar é porque perdeu rs.”
Além disso, Renato destaca a importância de manter a mesma equipe e como isso é capaz de construir uma base sólida para a sua escola, e competições como a Liga, incentivam o time ainda mais.
“Um dos motivos é a gestão do time. Porque a nossa equipe desse ano é praticamente a mesma do ano passado, então quem já vivenciou essa experiência no ano passado, não quer ficar de fora novamente de jeito nenhum.”
Momentos Inesquecíveis
Ser KNN é estar constantemente vivendo experiências incríveis e inesquecíveis, e o Renato sabe muito bem disso. Perguntado sobre quais momentos com a KNN ele não esquece, confira o que ele disse:
“É muito gratificante ver um colaborador virando gestor, diretor e inclusive sócio da nossa unidade de Três Lagoas.”
“Poder proporcionar uma viagem internacional para mim, pro meu filho e pra minha família e meus colaboradores, é algo que eu não imaginava.”
“Ser um Case de Sucesso, subir no palco da Convenção e ser reconhecido pela KNN.”
Um dos momentos mais especiais para o Renato em sua jornada KNN, foi poder ser homenageado em cima do palco da Convenção.
“O Gabriel ter ganho um ingresso no Rock In Rio, sendo o colaborador com maior número de matrícula.”
“Colaborador virar franqueado, ADM virar diretor.”
“Uma criança de 16 anos que estava trancada dentro de um quarto, hoje se encontrou como professor e está realizado aqui com a gente.”
“São muitas conquistas que a KNN já me proporcionou, é até difícil escolher uma, mas se fosse preciso, certamente seria poder estar proporcionando uma vida melhor para o meu filho.”
A conquista que deixa o Renato orgulhoso e motivado a lutar cada dia mais por suas escolas KNN é saber que não é só por ele:
“Olhar e ver que eu tenho mais de 40 colaboradores e que são 40 e poucas famílias que dependem de mim e da nossa escola KNN é uma das grandes conquistas e é algo que me motiva a seguir lutando todos os dias.”
Mais uma vez, mostrando que o trabalho é a melhor solução para todo e qualquer problema, Renato foi sucinto ao falar o que precisa ser feito em momentos difíceis.
“Ao invés de reclamar, eu prefiro pôr a mão na massa e trabalhar.”
Conclusão: Renato Dá a Dica Para Você
Hoje, ao olhar para trás, Renato reconhece que cada desafio enfrentado no início foi uma oportunidade de aprendizado e crescimento para suas escolas.
Sua história é um testemunho inspirador de como a resiliência e o trabalho árduo podem fazer a diferença na construção de um negócio sólido, duradouro e bem-sucedido como a KNN Ponta Porã e suas outras escolas KNN.
Para finalizar mais esse incrível Case de Sucesso, fique com as sábias palavras do Renato Ferreira sobre como fazer a sua escola KNN dar certo:
“Faça o arroz com feijão bem feito, não queira reinventar a roda, não! Trabalhe com o ticket médio alto, coloque valor naquilo que você faz e não se prostitua para agradar ao mercado, que não vai valer a pena. Algo que eu sempre digo: se tá difícil na KNN, vai ser pior em outro lugar.”
“Então, olhe bem para o que você está fazendo, analise, veja as particularidades da sua escola, da sua cidade e entenda aquilo que pode ser feito com base na sua realidade hoje. Vai dar certo!”
Live the road. Love the journey.
We Are KNN é o seu portal de notícias oficial da KNN Idiomas Brasil.
Aqui estão todos os lançamentos, novidades, dicas e informações da franquia de idiomas que mais cresce no país.