Neste conteúdo você vai ver
- Descubra o que é treinamento e desenvolvimento com o The Journey. Saiba as vantagens desse investimento, diferentes exemplos e aprenda a construir um plano de treinamento de sucesso para seus funcionários!
- O que é treinamento e desenvolvimento?
- Diferença entre treinamento e desenvolvimento
- Importância do treinamento e desenvolvimento
- Benefícios do treinamento e desenvolvimento
- Desvantagens do treinamento e desenvolvimento
- Tipos de treinamento e desenvolvimento de funcionários
- Exemplos de métodos eficazes de treinamento de funcionários
- Como as empresas podem construir um plano de treinamento e desenvolvimento bem-sucedido?
- Considerações finais
Descubra o que é treinamento e desenvolvimento com o The Journey. Saiba as vantagens desse investimento, diferentes exemplos e aprenda a construir um plano de treinamento de sucesso para seus funcionários!
Não importa o formato escolhido ou o resultado desejado, o treinamento e o desenvolvimento de uma equipe de trabalho são essenciais para a produtividade no local de trabalho e o sucesso organizacional.
Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes a respeito de treinamento e desenvolvimento, incluindo por que são importantes, quais os vários tipos de programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores e como criar seu plano de treinamento em 3 etapas simples.
O que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento incluem todas as atividades que fornecem orientação sobre como os funcionários podem aprimorar o conhecimento preexistente ou aprender novas habilidades.
Ao mesmo tempo em que fornece suporte sobre como executar tarefas específicas, o treinamento e o desenvolvimento também incentivam os funcionários a descobrir melhores abordagens para ações de grande e pequeno porte.
Diferença entre treinamento e desenvolvimento
Embora estejam interligados, treinamento e desenvolvimento possuem objetivos diferentes.
O treinamento é um processo pelo qual os funcionários adquirem habilidades e conhecimentos para desempenhar as exigências de seu trabalho com o melhor de suas habilidades.
Em contrapartida, o desenvolvimento refere-se à aquisição mais ampla de conhecimentos e competências que vão preparar os funcionários para assumir novas responsabilidades em futuros cargos mais avançados.
Importância do treinamento e desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimento possuem um conjunto de padrões e diretrizes para funcionários em toda a empresa, independentemente de seus cargos específicos.
A definir expectativas, o treinamento e desenvolvimento em toda a organização permite que os funcionários entendam seus deveres e limites profissionais.
Sem treinamento e desenvolvimento, as empresas não seriam capazes de trabalhar de forma padronizada ao interagir com colaboradores, clientes e parceiros de negócios.
Treinamento e desenvolvimento também são essenciais para o desenvolvimento de soft skills, como comunicação, adaptabilidade, trabalho em equipe e liderança.
Ao promover o treinamento e o desenvolvimento como componentes essenciais do espírito da sua organização, os líderes e superiores da empresa podem criar uma cultura empresarial mais inovadora e com visão de futuro.
Benefícios do treinamento e desenvolvimento

Embora existam muitas vantagens no treinamento e desenvolvimento que podem ser exclusivas de sua organização específica, os três resultados a seguir são benéficos muito comuns para as empresas e seus funcionários.
Mais produtividade
Colaboradores que recebem treinamento adequado aumentam muito a eficiência no local de trabalho. Com treinamento e desenvolvimento realizado de forma regular aumenta a produtividade da equipe, pois os funcionários podem realizar suas tarefas sem a necessidade de supervisão rigorosa de seus gestores.
Isso dá aos superiores mais oportunidades de se concentrar no crescimento e no sucesso geral, enquanto os colaboradores se sentem capacitados para tomar decisões executivas dentro de sua esfera de ação.
Além de economizar tempo e energia, ter independência para tomar decisões executivas também estimula a iniciativa dos colaboradores estimulando o pensamento crítico e a criatividade.
Funcionários com essas habilidades serão mais capazes de resolver problemas e desenvolver soluções inovadoras como contribuintes ativos para a evolução de sua organização.
Mais qualidade de trabalho
Funcionários mais bem treinados significam produtos de maior qualidade, uma experiência de cliente mais positiva e melhores relações com parceiros de negócios existentes e potenciais.
Ao implementar proativamente o controle de qualidade, o treinamento e o desenvolvimento, permita que os funcionários se sintam apoiados enquanto se esforçam para apoiar sua organização com o melhor de suas habilidades.
Além de melhores produtos, realizar treinamentos vai ajudar os membros de sua empresa a se sentirem confiantes e competentes ao solucionar problemas, proporcionando uma experiência mais tranquila com clientes e parceiros.
Ao aumentar a satisfação do cliente, o treinamento de funcionários elimina a necessidade de medidas adicionais (e às vezes caras) para manter as relações organizacionais e a retenção de clientes.
Cultura da empresa aprimorada
Por fim, o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários proporcionam aos colaboradores um ambiente mais harmonioso, o que pode ter um impacto positivo na construção e manutenção de relacionamentos profissionais, principalmente em uma força de trabalho cada vez mais diversificada.
Embora um dos principais objetivos do treinamento e desenvolvimento seja manter um grupo qualificado de funcionários, a participação em programas de treinamento também pode as relações no local de trabalho, aumentando a compreensão entre os colegas de trabalho, levando ao bem-estar dos funcionários.
Ao complementar o suporte imediato fornecido pelo treinamento, o desenvolvimento mostra aos colaboradores que a empresa investe neles, o que também pode aumentar o moral no local de trabalho.
Afinal, os funcionários que se sentem valorizados por seus superiores têm muito mais chances de ir além para garantir o sucesso de uma empresa.
Desvantagens do treinamento e desenvolvimento

Claro, é importante considerar quaisquer fatores ruins que possam influenciar o tipo de treinamento e desenvolvimento em sua empresa.
Apesar das grandes vantagens do treinamento e desenvolvimento, existem duas desvantagens principais: custo e concorrência no local de trabalho.
Custo
Para treinar adequadamente os funcionários, as empresas devem considerar que certos programas de treinamento e desenvolvimento podem ser relativamente caros.
Pode ser importante considerar o orçamento da empresa para entender como o treinamento e o desenvolvimento se encaixam no quadro geral das finanças seu negócio.
No entanto, pode ser interessante considerar esses custos como um investimento na produtividade geral da empresa.
Ao refletir sobre quais aspectos da competência do colaborador mais impulsionam seu sucesso, as empresas podem obter um grande retorno sobre seu investimento se dedicarem tempo e cuidado ao desenvolver uma avaliação adequada das necessidades de treinamento.
Concorrência no local de trabalho
Depois de receber treinamento e desenvolvimento adicionais, os colaboradores geralmente ficam motivados a subir de cargo na empresa, o que geralmente afeta positivamente a retenção de funcionários, sem mencionara a moral e o faturamento da empresa.
No entanto, o programa de treinamento e desenvolvimento errado pode exacerbar as tensões entre colegas de trabalho ou abrir velhas feridas sobre conflitos sobre promoções, aumentos e comissões baseados em desempenho.
Antes de implementar treinamento e desenvolvimento em sua empresa, é fundamental identificar quais setores estão tendo um bom desempenho e por quê, bem como quais equipes podem estar sofrendo com baixo rendimento da equipe.
Isso ajudará a evitar a competição negativa entre colegas de trabalho e a preservar uma cultura de alto desempenho e saudável no local de trabalho.
Tipos de treinamento e desenvolvimento de funcionários

Treinamento e desenvolvimento são práticas relativamente amplas que representam a educação dos colaboradores em diferentes conjuntos de habilidades.
Dependendo das necessidades e objetivos organizacionais, os programas de treinamento podem visar certas áreas para aumentar o conhecimento do funcionário e fortalecer certas competências.
Em todos os setores, os 5 tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores a seguir estão entre os mais comuns para as organizações, independentemente da escala.
1. Desenvolvimento de liderança
Um dos tipos mais amplos de treinamento e desenvolvimento de funcionários, o desenvolvimento de liderança pode assumir várias formas, incluindo treinamento de orientação, rotação de cargos e atribuições especiais.
Uma característica definitiva do treinamento de liderança é sua capacidade de levar funcionários qualificados e altamente motivados para o próximo nível, aprimorando suas habilidades de pensamento crítico e aprimorando tanto as habilidades pessoais quanto as habilidades técnicas (competências).
Ao fornecer aos funcionários o know-how para não apenas se destacar em suas posições, mas também liderar os membros da equipe a fazer o mesmo, o desenvolvimento de liderança é especialmente útil para trazer coesão a grandes organizações.
2. Treinamento corporativo de idiomas
O treinamento de idiomas dentro do meio corporativo oferece suporte aos funcionários para se tornarem fluentes no idioma corporativo oficial de seu setor.
À medida que as empresas internacionais se expandem para países onde outros idiomas nativos são falados, o treinamento corporativo de idiomas pode fornecer as ferramentas de que os funcionários precisam para ter sucesso na economia global.
Por sua vez, as organizações podem continuar a crescer internacionalmente, entrar em novos mercados e trocar informações com mais facilidade e rapidez.
Mais importante ainda, o treinamento de idiomas corporativo permite que as empresas expandam sua busca por talentos e encontrem os funcionários mais qualificados.
3. Treinamento e desenvolvimento gerencial
O treinamento e o desenvolvimento gerencial equipam os funcionários em cargos de nível gerencial com as habilidades para orientar outros colaboradores e liderar uma equipe.
Ao ensinar os gerentes a extrair os pontos fortes de seus funcionários, o treinamento e o desenvolvimento gerencial podem aumentar diretamente a eficiência e a inovação organizacional.
O treinamento e o desenvolvimento gerencial destacam as principais habilidades de liderança, incluindo mediação, trabalho em equipe, comunicação e delegação de atividades.
É um dos tipos de treinamento mais impactantes que aprofunda as habilidades das empresas para buscar e desenvolver um forte banco de talentos.
4. Treinamento de conformidade
O treinamento de conformidade refere-se a quaisquer leis, políticas ou regulamentos relacionados de acordo com a jurisdição da região ou país da organização. Sem treinamento de conformidade, as organizações correm o risco de multas, processos criminais e auditorias.
Embora isso varie entre os setores, o treinamento de conformidade geralmente inclui módulos de aprendizado sobre assédio no local de trabalho, segurança cibernética e segurança de dados.
O treinamento de conformidade é especialmente útil para empresas multinacionais que realizam transferências de funcionários, pois os funcionários que ainda não trabalharam ou moraram no país de seu empregador podem ter ideias diferentes sobre regras e regulamentos.
5. Integração
A integração é uma parte essencial da recepção de novos colaboradores na empresa. A integração varia desde atualizar os funcionários em habilidades técnicas até organizar encontros entre equipes iniciantes e profissionais seniores.
Embora seja comum para a maioria das organizações incluir alguma forma de integração, é particularmente importante aproveitar esta oportunidade para conhecer seu novo contratado, entender suas necessidades e garantir que ele entenda a cadeia de comando da organização.
Exemplos de métodos eficazes de treinamento de funcionários

Como cada organização é única, os tipos de métodos de treinamento adequados de colaboradores para sua empresa podem parecer muito diferentes, dependendo do setor e da escala de operação.
Por exemplo, pequenas organizações podem priorizar uma abordagem altamente pessoal, enquanto organizações especialmente grandes podem considerar programas econômicos e econômicos.
Entre a ampla variedade de métodos de treinamento de colaboradores, os 7 métodos a seguir são muito eficazes para o treinamento de funcionários em pequenos e grandes negócios.
1. E-learning
E-learning refere-se a qualquer experiência de aprendizagem que ocorre online, seja um curso estruturado ou aulas virtuais interativas.
Este tipo de treinamento é especialmente útil por sua flexibilidade, pois os cursos podem ser individualizados ou assíncronos, e as aulas virtuais geralmente apresentam menos desafios logísticos.
Como uma opção cada vez mais popular e econômica, o e-learning é uma excelente solução para empresas globais que buscam expandir seus programas de treinamento e desenvolvimento em todo o mundo.
Como a tecnologia está se tornando cada vez mais sofisticada, assim como o trabalho home-office, o e-learning pode acomodar alunos de todas as idades e origens, apresentando uma ampla variedade de opções para diferentes tipos de aprendizado, incluindo questionários interativos, áudio, mídia de vídeo e avaliações cronometradas.
2. Aprendizagem baseada em diálogo
A aprendizagem baseada no diálogo, também conhecida como role-playing, permite que os funcionários se envolvam ativamente em conversas para ajudar os participantes a entender os comportamentos apropriados em várias situações cotidianas.
No aprendizado baseado em diálogo, os colaboradores podem modelar tanto as habilidades técnicas – desempenhando uma função específica em sua descrição de trabalho, como navegar em um sistema interno ou treinar um colega de trabalho em software – tanto nas principais habilidades interpessoais, como ajudar um cliente insatisfeito ou conhecer um potencial parceiro de negócios pela primeira vez.
A aprendizagem baseada no diálogo também é um método comprovado para adquirir um novo idioma com mais eficiência.
3. Sala de aula invertida
Como sugerido por seu nome, a sala de aula invertida refere-se ao formato não tradicional de aprendizado e ensino no qual os alunos conduzem discussões e atividades após revisar individualmente as palestras ou leituras atribuídas.
Esse formato pode ser especialmente útil para colaboradores que preferem aprender em seu próprio ritmo ou que precisam de um horário flexível devido a obrigações profissionais.
Uma grande vantagem da abordagem da sala de aula invertida é que os professores podem trabalhar individualmente com cada aluno para garantir o aprendizado coletivo.
Por sua vez, os participantes são capazes de se envolver ativamente na lição para a prática máxima, o que promove o crescimento e desenvolvimento individual.
4. Microaprendizagem
A microaprendizagem é uma solução poderosa e eficiente para incorporar o desenvolvimento dos funcionários ao fluxo de trabalho diário. Como materiais educacionais breves e pequenos, a microaprendizagem normalmente complementa programas de treinamento e desenvolvimento estruturados e mais aprofundados.
Exemplos de microaprendizagem incluem vídeos tutoriais curtos, infográficos e folhas de informações. O microlearning pode até incorporar jogos e atividades para certos tipos de treinamento – principalmente o aprendizado de idiomas.
Esse tipo de treinamento é econômico, pois os materiais podem ser projetados livremente em aplicativos comuns, como Microsoft Word ou Adobe, ou até mesmo utilizar modelos gratuitos de plataformas como o Canva.
5. Coaching
Apesar de sua reputação de ser mais útil em organizações voltadas para o cliente, o coaching pode ser incrivelmente útil em todos os setores.
Particularmente para executivos e líderes de empresas, o treinamento personalizado pode melhorar o desempenho individual, da equipe e da empresa abrindo conversas sobre dinâmicas e valores organizacionais.
Dada a sua utilidade na identificação de objetivos gerais, o coaching é fundamental para a criação de planos de ação estratégicos. Com o treinamento adequado, os superiores podem liderar as empresas com confiança e uma visão clara.
6. Mentoria
Mentoria refere-se a relacionamentos mutuamente benéficos e colaborativos entre funcionários seniores e plenos para ajudar o funcionário junior a crescer enquanto fornece ao funcionário sênior insights sobre o banco de talentos da empresa.
Embora a orientação geralmente aconteça informalmente em empresas unidas, organizações maiores se beneficiarão da implementação formal de um programa de orientação.
Após o treinamento, os mentores são designados a fornecer orientação e conhecimento profissional. Ao ajudar os funcionários em início de carreira, os mentores também podem desenvolver e fortalecer suas habilidades de liderança e colaboração.
7. Aprendizado híbrido
Um dos tipos de treinamento mais flexíveis, o aprendizado combinado combina vários estilos e métodos de treinamento.
Embora isso possa significar a implementação de aprendizado presencial e virtual, o treinamento combinado pode assumir várias formas, incluindo instrução on-line, materiais de microaprendizagem e orientação estruturada.
Como não existe um tamanho único quando se trata de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, sua organização precisa ser criativa quando se trata de projetar seu programa exclusivo de treinamento e desenvolvimento de funcionários.
Como as empresas podem construir um plano de treinamento e desenvolvimento bem-sucedido?

Dada a importância do treinamento e desenvolvimento dos funcionários, as empresas devem investir tempo e recursos na elaboração de um plano de treinamento personalizado para desenvolver e aprimorar as habilidades de seus colaboradores.
Aqui estão as 3 etapas principais para criar um programa eficaz de treinamento e desenvolvimento.
1. Avaliação das necessidades de treinamento
Antes de desenvolver um plano de treinamento, os gestores devem realizar uma revisão interna para entender como um programa de treinamento e desenvolvimento beneficiará melhor os colaboradores.
Isso é conhecido como “avaliação das necessidades de treinamento”. As empresas devem examinar a proficiência das habilidades dos colaboradores, com que frequência eles devem usar essas habilidades e como elas são essenciais para o desempenho do trabalho.
Depois de identificar as metas e os resultados desejados, as empresas podem definir cronogramas e prioridades de treinamento. Isso também permitirá que os gestores identifiquem qual formato seria mais apropriado para suas necessidades específicas.
As avaliações das necessidades de treinamento podem ocorrer nos níveis organizacional, operacional ou até mesmo individual.
2. Redação e revisão
Tendo avaliado sua missão, objetivos e necessidades, as organizações podem elaborar uma proposta de treinamento e desenvolvimento de funcionários.
Ao criar seu plano de treinamento, é importante incorporar todas as diretrizes ou regras de toda a empresa no formato abrangente do programa de treinamento e desenvolvimento.
Também é recomendável rastrear cuidadosamente os custos e recursos para garantir que cada funcionário receba treinamento e desenvolvimento adequados dentro do orçamento.
Depois de solicitar feedback dos líderes da empresa, os gestores podem fazer revisões e ajustes de acordo.
3. Implementação
Após uma análise cuidadosa, as organizações estarão prontas para lançar seus programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários.
Em seus estágios iniciais, os líderes de treinamento e desenvolvimento devem enfatizar o propósito do treinamento e desenvolvimento, anotar quaisquer observações sobre o programa e fazer mudanças para manter uma comunicação aberta sobre o programa entre funcionários e superiores.
As empresas podem solicitar feedback na forma de entrevistas, pesquisas ou até conversas informais para avaliar melhor a eficácia geral do programa de treinamento.
Após o programa de treinamento e desenvolvimento ter sido testado por um grupo seleto de funcionários ou implementado durante um período de teste, os gestores podem expandir seu programa de treinamento e desenvolvimento em todos os setores da empresa.
Considerações finais
Embora o planejamento e a implementação possam ser um processo rigoroso e demorado, os programas de treinamento e desenvolvimento são essenciais para o sucesso dos colaboradores e da empresa como um todo.
Avaliar cuidadosamente suas opções, seguir as orientações acima e compreender as dicas para melhoria corporativa são excelentes estratégias para elevar o desempenho da sua empresa.
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